Silva, Rafael VenâncioPaulo, Jacks Richard de2023-08-212023-08-212022SILVA, R. V.; PAULO, J. R. de. O conceito de lugar e as fotografias: contribuições para leitura de mundo. Sobre Tudo, v. 13, p. 202-237, 2022. Disponível em: <https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/5543>. Acesso em: 06 jul. 2023.1519-7883http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17304Este artigo tem o intuito de analisar as contribuições das fotografias para se abordar o conceito de lugar em aulas de Geografia nos anos iniciais da Educação Básica. Busca-se, também, refletir tanto sobre o potencial das fotografias disponibilizadas em livros didáticos para se promover o processo de mediação pedagógica quanto das originadas por meio de smartphones, em relação ao cotidiano dos alunos. Os objetivos desse estudo se resumem em buscar alternativas que ampliem as mediações pedagógicas no ensino da Geografia, bem como promover ações que fortaleçam a utilização de imagens fotográficas como instrumento didático em sala, contribuindo para a compreensão dos conceitos geográficos. Não obstante, objetiva-se, neste estudo, alargar as possibilidades de contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem das crianças, assim como introduzir as tecnologias nas aulas de Geografia. Para tal, nessa investigação de cunho eminentemente qualitativo, procedeu-se a uma revisão junto à literatura específica que trata sobre a temática elencada, ou seja, ensinar Geografia para crianças, o conceito de lugar, o livro didático e uso/mediação pedagógica por meio de fotografias.pt-BRabertoEnsino de geografiaMediação pedagógicaAnos iniciaisO conceito de lugar e as fotografias : contribuições para leitura de mundo.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.