Diniz, MargarethOliveira, Cíntia Marques de Queiroz2023-08-212023-08-212022DINIZ, M.; OLIVEIRA, C. M. de Q. A escolarização das pessoas com deficiência e necessidades especiais no Brasil: segregação e capacitismo. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 16, p. 323-341, 2022. Disponível em: <https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/18314>. Acesso em: 06 jul. 2023.2179-2534http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17322Esse artigo analisou a relação entre a longa história de segregação à qual as pessoas com deficiência foram submetidas durante seus processos de escolarização no Brasil e o cenário da Educação Especial, a partir de estudo de caso em Ouro Preto/MG. Nesta análise, verificamos documentos legais e políticas públicas, além de dados de matrículas obtidos no Censo da Educação Básica, entre 2007 e 2020, o que tornou possível perceber que a atuação da APAE no atendimento de estudantes com deficiência se mantem hegemônica, apesar das transformações paradigmáticas ocorridas no Brasil e do crescente aumento do número de matrículas em outras redes de ensino. Conforme dados do IBGE de 2010 (revistos em 2018), 6,7% da população têm algum tipo de deficiência. São cerca de 14 milhões de brasileiros, um número expressivo, porém, cotidianamente, não é difícil encontrar discursos e atitudes que reforçam a exclusão das pessoas com deficiência, reafirmando atitudes capacitistas.pt-BRabertoInclusãoEducação especialA escolarização das pessoas com deficiência e necessidades especiais no Brasil : segregação e capacitismo.The schooling of people with disabilities and special needs in Brazil : segregation and capacitism.Artigo publicado em periodicoO periódico Poésis permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/295>. Acesso em: 27 jun. 2023.