Cruz, Luciana Hoffert CastroCosta, Fernando Vieira2018-10-262018-10-262018COSTA, Fernando Vieira. A música como estratégia educacional no processo de formação inicial de professores : uma sequência didática como ferramenta pedagógica pluralista para o ensino e aprendizagem de biologia. 2018. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10456Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Sabe-se que discentes apresentam heterogeneidade sociocultural e cognitiva que precisa ser considerada quando se pretende alcançar sucesso em seus processos de aprendizagem. Nesse sentido, torna-se necessária uma proposta metodológica pluralista, na qual a música pode funcionar como mediadora de acesso ao conhecimento e, mais especificamente, na formação de futuros professores. A presente pesquisa de cunho qualitativo foi realizada na Universidade Federal de Ouro Preto. Participaram 40 alunos do segundo período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Foi aplicado um questionário pré-teste com questões objetivas de sondagem afim de verificar qual o perfil de inteligência da turma participante de acordo com a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner. Como já era esperado, observou-se que a inteligência predominante no grupo participante foi a naturalista, seguida das inteligências intrapessoal e interpessoal. Posteriormente, a turma elegeu temas da Biologia considerados de difícil assimilação; tais temas foram trabalhados a partir de vídeo-aulas e grupos de discussão, levando em consideração o destaque da inteligência interpessoal. Em seguida, foram elaboradas pela turma duas letras de paródias musicais, cujo conteúdo abordou os temas escolhidos e considerados de difícil aprendizagem. Após a elaboração das paródias, foi aplicado um questionário pós-teste, com o objetivo de verificar a percepção dos participantes a respeito do uso da música em práticas de ensino. Mesmo sem evidência para inteligência musical, o grupo concordou unanimemente com o uso de recursos culturais e tecnológicos para o ensino de ciências. 60% relatou que utilizaria a música em suas futuras práticas pedagógicas. Conclui-se que a música se constitui como uma ferramenta pedagógica pluralista de fácil acesso, com grande aceitabilidade e que pode influenciar positivamente no processo de formação de professores e no ensino e aprendizagem de biologia.pt-BRabertoMúsicaBiologia - estudo e ensino superiorPluralismoProfessores - formaçãoA música como estratégia educacional no processo de formação inicial de professores : uma sequência didática como ferramenta pedagógica pluralista para o ensino e aprendizagem de biologia.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/09/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.