Freixo, André de Lemos2020-09-242020-09-242019FREIXO, A. L. Passados privados, ou privados do passado?: nostalgia, in-diferença e as comemorações do sete de setembro brasileiro. Revista do NUPEM, Campo Mourão, v. 11, n. 23, p. 59-80, maio 2019. Disponível em: <http://revistanupem.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/637>. Acesso em: 03 jul. 2020.2176-7912http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12755Proponho pensar como funciona que tipos de elementos são deslocados, apagados ou focalizados e, acima de tudo, que tipos de figurações são apresentados nas celebrações oficiais (públicas) do passado brasileiro, em geral, e em particular, no discurso oficial das comemorações do Dia da Independência do Brasil (7 de setembro de 1822). Que estética é mobilizada quando o passado “brasileiro” aparece em público (oficialmente)? Argumento que esse conjunto de figurações permite identificar o que eu chamo de “estética do brasileiro”: promover uma consciência nacional (e histórica) in-diferente e etnocêntrica. A poderosa imaginação histórica mobilizada quando se trata de performances do passado brasileiro recicla anualmente os elementos estereotipados nessa estética, acionados por uma cultura histórica modernista que não lançam novos e promissores futuros, mas a celebração pública de um formato específico de nostalgia.pt-BRabertoHistória públicaDia da Independência do BrasilÉticaPassados privados, ou privados do passado? : nostalgia, in-diferença e as comemorações do Sete de Setembro brasileiro.Private past, or deprived of the past? : nostalgy, in-difference and commemorations of the Brazilian September Seven.Artigo publicado em periodicoO periódico Revista NUPEM permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1950>. Acesso em: 24 set. 2020.https://doi.org/10.33871/nupem.v11i23.637