Silva, Alessandra Pereira daFerreira, Ana Cristina2012-08-092012-08-092011SILVA, A. P. da; FERREIRA, A. C. Matemática na arte : utilizando o potencial pedagógico da história da matemática no ensino de geometria para alunos da escola básica. In: XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 15., 2011. Campina Grande. Anais... Campina Grande: UEPB, 2011. p. 1-11. Disponível em: <http://www.ebrapem.com.br/meeting4web/congressista/modulos/trabalho/trabalho/gt4/f749846ff2979d8f16f0cee5d68020c2.pdf>. Acesso em: 09 ago. 2012.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1286O potencial pedagógico da História da Matemática tem sido objeto de estudo de pesquisadores da Educação Matemática há algum tempo e diversas experiências bem sucedidas têm sido relatadas. Aliar a possibilidade de problematizar a evolução de conceitos matemáticos a reflexão acerca do seu processo de construção oportuniza um ensino de Matemática pautado na construção de conhecimento por parte do sujeito em uma perspectiva sócio-histórica. O presente texto apresenta um projeto de pesquisa em elaboração cujo propósito é investigar o potencial de uma proposta de ensino fundamentada nessas ideias para o estudo de Geometria no 2º ano do Ensino Médio. Essa proposta será construída a partir do estudo histórico da Matemática – e mais especificamente, da Geometria – presente nas técnicas de pintura no Renascimento. Dessa forma, Arte e História da Matemática serão aliadas em uma proposta interdisciplinar. Apresentamos aqui uma breve síntese das leituras iniciais sobre o tema e alguns elementos da pesquisa.pt-BRHistória da matemáticaArteGeometria - ensinoEducação básicaMatemática na arte : utilizando o potencial pedagógico da história da matemática no ensino de geometria para alunos da escola básica.Trabalho apresentado em evento