Nunes, Célia Maria FernandesSales, Fernanda Karine Moura Silva2020-06-032020-06-032020SALES, Fernanda Karine Moura Silva. A relação entre a formação e a prática docente: o que dizem os coordenadores de área do PIBID/UFOP. 2020. 228 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12291Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação indutora de política pública de estímulo e valorização da docência, sobretudo, da formação inicial. Esse programa envolve: bolsistas de iniciação à docência (licenciandos), supervisores (professores da educação Básica), coordenadores de área (professores do ensino superior), coordenador Institucional (professor da IES que coordena o projeto institucional) e coordenação de área de gestão de processos educacionais (professor da IES que auxilia na gestão do projeto institucional, devido a sua proporcionalidade). Os coordenadores de área são professores do ensino superior que fazem a gestão de um projeto, chamado subprojeto, de acordo com a sua respectiva área de formação na instituição de Ensino Superior inscrita no PIBID. Dessa maneira, estudos recentes apontam que os Professores do Ensino Superior (Coordenadores de área) têm despertado o interesse por parte dos pesquisadores do programa, a partir de seus desdobramentos. Pretendemos, então, discutir a contribuição do PIBID para os coordenadores de área. Essa pesquisa tem como objetivo principal identificar e analisar as contribuições do PIBID para a formação e a prática docente dos coordenadores de área da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Buscamos, assim, contribuir para responder à seguinte questão: Em que medida o PIBID/UFOP contribuiu para a formação e a prática docente dos coordenadores de área? Para atender a essa finalidade, utilizamos a abordagem qualitativa e para a construção dos dados, optamos pelos instrumentos de coleta: questionário e entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa treze professores coordenadores de área do PIBID/UFOP. Após levantamento e análise dos dados, foi possível constatar que o PIBID/UFOP contribuiu para a formação e a prática docente dos participantes à medida que: oportunizou vivenciar o contato com a escola pública; colaborou com a construção do repertório de conhecimento e escrita sobre suas ações; permitiu o desenvolvimento de materiais didáticos; proporcionou que o grupo de coordenadores de área trabalhasse em conjunto; assim como possibilitou colocar a licenciatura em destaque dentro da universidade.pt-BRabertoCoordenadores educacionais - educação superior - Ouro Preto - MGPrática docentePrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - BrasilFormação docenteUniversidade Federal de Ouro PretoA relação entre a formação e a prática docente : o que dizem os coordenadores de área do PIBID/UFOP.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/05/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.