Jardilino, José Rubens LimaSampaio, Ana Maria Mendes2022-03-302022-03-302020JARDILINO, J. R. L.; SAMPAIO, A. M. M. O desenvolvimento profissional docente e a expansão e estratificação do sistema educacional brasileiro. Educação, Santa Maria, v. 45, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/38443>. Acesso em: 25 ago. 2021.1984-6444http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14790Este artigo tem por objetivo analisar a importância das políticas de valorização do desenvolvimento profissional docente frente à expansão dos sistemas educativos, que ocorre na contramão da estratificação educacional. Com base em dados oficiais e na produção da área, trata-se de um estudo teórico que discute sobre a relação entre a formação de professores e a estratificação dos sistemas educativos, numa concepção educacional pautada pelas desigualdades e pela reprodução e dominação social. A abordagem argumentativa indica que a preparação do professor é fundamental para sua atuação num contexto de desigualdades sociais, com vistas a conduzir um processo de formação/trabalho comprometido com equidade e transformação da sociedade. Conclui-se que os problemas na formação de professores (inicial e continuada) exigem políticas públicas direcionadas para uma formação docente que rompa com a tradição estabelecida e revivida nas instituições formadoras, com fins a atender aos diversos contextos sociais no Brasil. Portanto, as políticas de valorização ao desenvolvimento profissional docente, se estabelecem como parceiras na luta pela democratização de um ensino e, por conseguinte, favoráveis a uma maior mobilidade socioeducativa.pt-BRabertoExpansão do ensinoEstratificação educacionalO desenvolvimento profissional docente e a expansão e estratificação do sistema educacional brasileiro.The professional development of teacher and the expansion and stratification of the Brazilian educational system.Artigo publicado em periodicoThis work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.5902/1984644438443