Siqueira, Lázaro GonçalvesFranco, Marco Antônio MeloMoreira, Leandro Marcio2017-11-292017-11-292016SIQUEIRA, L. G.; FRANCO, M. A. M.; MOREIRA, L. M. Trilha da vida em Salinas: uma ferramenta lúdica no ensino de ciências e na construção de conceitos científicos ligados à produção agrícola local. Experiências em Ensino de Ciências, v. 11, p. 12, 2016. Disponível em: <http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID302/v11_n1_a2016.pdf>. Acesso em: 15 set. 2017.1982-2413http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9211O presente estudo descreve uma investigação sobre a elaboração e aplicação de uma ferramenta lúdica envolvendo como tema transversal a agricultura local, buscando atender aos parâmetros curriculares nacionais. Para isso, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro contendo cartas perguntas conceituais e atitudinais que permitiram aos alunos se envolver e compreender de maneira contextualizada a cadeia produtivade cana e derivados (CPCD), que mantém economicamente e destaca o município de Salinas no cenário nacional.O estudo foi desenvolvido com alunos de diferentes anos do ensino fundamental em escola pública do município de Salinas, norte de Minas Gerais. Primeiramente, a ferramenta foi aplicada com os professores, para que os mesmos conhecessem e se apropriassem do instrumento e, em seguida, as intervenções foram realizadas com os alunos. Como resultado direto, observamos que a ferramenta possibilitou melhoria da aprendizagem de conceitos científicos ligados a esta cadeia, além de possibilitar um incentivo à leitura e interpretação de literatura científica. Como resultado indireto, observamos a melhoria nainterrelação professor-aluno e entre os próprios alunos. Além disso, foi possível identificar ações relacionadas a aspectos de cidadania, o respeito mútuo, cooperação, compreensão e seguimento de regras, senso de responsabilidade e justiça.pt-BRabertoAlfabetização científicaTrilha da vida em Salinas : uma ferramenta lúdica no ensino de ciências e na construção de conceitos científicos ligados à produção agrícola local.Track life in Salinas : an entertaining tool in science education and the construction of scientific concepts linked to local agricultural production.Artigo publicado em periodicoO periódico Experiências em Ensino de Ciências permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/807>. Acesso em: 12 dez. 2019.