Windle, Joel Austin2015-05-142015-05-142014WINDLE, J. A. Digital literacy, cosmopolitanism, and the subaltern. Polifonia, v. 21, p. 198-214, 2014. Disponível em: <http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1939/1431>. Acesso em: 12 maio 2015.2237-6844http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5333Nos últimos tempos, várias pesquisas têm mostrado como as novas tecnologias estão ligadas à construção de identidades juvenis híbridas e cosmopolitas, através de práticas de letramento digital. É importante, portanto, considerar o potencial transformador dessas práticas em meios acadêmicos. Apresentando uma revisão da literatura recente sobre as práticas de letramento digital e hibridismo, este trabalho defende a necessidade de se prestar maior atenção às formas pelas quais a distribuição de capital cultural exerce uma influência sobre a relação entre letramentos fora e dentro da escola e "fora da escola". Exemplos de sistemas de prova no Brasil e na Austrália são apresentados para identificar como as desigualdades educacionais são susceptíveis de ser reproduzidas, apesar da inclusão de exames de questões relativas a letramento digital. O trabalho contribui para a nossa compreensão da relação entre formações culturais e linguísticas vernáculas e escolaridade formal.pt-BRNovos letramentosDesigualdade socialMigraçãoCosmopolitismoDigital literacy, cosmopolitanism, and the subaltern.Letramento digital, cosmopolitismo e o subalterno.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na revista Polifonia estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Polifonia <http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia>. Acesso em: 04 jan. 2017.