Diehl, DanielleMartins, Nair Prata Moreira2018-09-102018-09-102018DIEHL, D.; MARTINS, N. P. M.. Relacionamento com o torcedor : as estratégias comunicativas do XV de Piracicaba no Facebook. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 14, p. 173-187, 2018. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/39896>. Acesso em: 27 jul. 2018.18078931http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10138Este trabalho pretende analisar e entender como são estabelecidas as relações de comunicação entre clubes de futebol e torcedores através de mídias sociais, especificamente pelo Facebook. O objeto é o clube XV de Piracicaba, sediado na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. Por meio da literatura que referencia o campo estudado e de pesquisa no perfil do clube no Facebook, buscou-se entender como essa plataforma na internet estabelece e promove a relação clube-torcedor. A coleta consistiu em quinze dias de análise profunda em todas as postagens da fanpage onde foi possível entender a relação comunicativa do XV com os torcedores. Concluiu-se que o clube trabalha de forma eficiente e procura sempre estar próximo do torcedor através do Facebook.pt-BRrestritoRedes sociaisFutebolSocial networksSoccerRelacionamento com o torcedor : as estratégias comunicativas do XV de Piracicaba no Facebook.Relationship with the soccer fans : the communicative strategies of the XV de Piracicaba on Facebook.Artigo publicado em periodicohttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/39896