Almeida, Sheila Alves de2021-10-132021-10-132020ALMEIDA, S. A. de. Divulgação científica para crianças: uma análise de artigos das revistas ciência hoje das crianças e recreio. Revista Ciências & Idéias, v. 11, n. 1, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/reci/article/view/1032>. Acesso em: 12 maio 2021.2176-1477http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13853O presente estudo analisa aspectos da construção textual de artigos de divulgação científica para crianças. Frente a esse desafio, foi realizada uma análise documental de artigos das revistas Ciência Hoje das Crianças e Recreio. Na impossibilidade de analisar todos os artigos publicados nas revistas, optou-se pela análise de artigos com publicação alternada entre março de 2009 e novembro de 2015. Foram analisados 79 artigos, considerando como categorias de análise a linguagem, a ilustração e a imagem do cientista veiculada no artigo, dentre outras. Os resultados indicam que os artigos analisados assumem a identidade do veículo que são produzidos. Estes evidenciam as referências discursivas, materializada nos artigos, a identidade dos leitores potenciais e a condição para a produção dos artigos que, de diferentes maneiras, têm como objetivos informar e “capturar” o leitor.pt-BRabertoLinguagemDivulgação científica para crianças : uma análise de artigos das revistas Ciência Hoje das Crianças e Recreio.Scientific disclosure for children : an analysis of articles from magazines Ciência Hoje das Crianças and Recreio.Artigo publicado em periodicoEste artigo está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Fonte: o PDF do artigo.http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1032