Tripodi, Maria do Rosário FigueiredoTheodoro, Mário LisbôaLima, Gustavo Henrique Trajano deSouza, Mateus Versieux de2023-08-212023-08-212022TRIPODI, Z. F. et al. Estado contratual na educação: o desenho de três experiências brasileiras. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, artigo e119221, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edreal/a/3NCxfGLZwPZWN3GFQMvFH4z/>. Acesso em: 06 jul. 2023.0100-3143http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17323Explora-se analiticamente a contratualização de resultados na educação via abordagens da Teoria da Agência e Instrumentos de Ação Pública. Parte-se da reconstituição empírica de reformas educacionais empreendidas por GO, MG e SP, no período de 2003-2014. Toma-se como variável dependente um conjunto de ações como estrutura de incentivos, controle de absenteísmo docente e dispersão de oferta para Organizações Sociais (OS’s). Assume-se que essas ações podem ser explicadas a partir das duas abordagens teóricas. Empregaram-se pesquisa documental e biblio- gráfica. Fornecem-se evidências de que o uso de ambas as perspectivas te- óricas pode contribuir para a análise de escolhas de políticas educacionais desenhadas a partir do gerencialismo.pt-BRabertoPolítica educacionalContratualizaçãoTeoria da agênciaInstrumentos de ação públicaEstado contratual na educação : o desenho de três experiências brasileiras.The contractual state in education : the design of three Brazilian experience.Artigo publicado em periodicoO periódico Educação e Realidade permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/879>. Acesso em: 13 abr. 2022.https://doi.org/10.1590/2175-6236119221vs01