Tonini, Adriana MariaAraújo, Mariana Tonini de2022-01-102022-01-102019TONINI, A. M.; ARAÚJO, M. T. de. A participação das mulheres nas áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Revista de Ensino de Engenharia, v. 38, n. 3, p. 118-125, 2019. Disponível em: <http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/1693>. Acesso em: 25 agosto 2021.2236-0158http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14305Este artigo tem como objetivo apresentar dados sobre a participação feminina nas áreas de STEM. Apesar de a presença de mulheres na ciência ter aumentado de forma global, ainda há uma sub-repre sentação delas no sistema científico e tecnológico e um pequeno número de mulheres em determina das áreas ou subáreas do conhecimento, por exemplo, nas ciências exatas e engenharias. Desse modo, é preciso incentivar crianças e jovens para as carreiras científicas, e o Estado Brasileiro tem papel fundamental de fomentar ações para que as meninas possam ter contato com a ciência, tecnologia e inovação desde os ciclos mais básicos da educação. A fim de induzir o aumento de mulheres nas carreiras de STEM, algumas iniciativas foram implementadas no Brasil, entre as quais se destacaram as executadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq desde 2005, quando houve a criação do Programa Mulher e Ciência. Assim, espera-se que ações como essas possam se transformar em uma política pública que visa a reduzir a segregação horizontal e vertical das mulheres nas áreas STEM.pt-BRabertoConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqA participação das mulheres nas áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics).Women’s participation on STEM areas (Science, Technology, Engineering And Mathematics).Artigo publicado em periodicoO periódico Revista de Ensino de Engenharia permite aos usuários distribuir os artigos publicados na revista on-line. Fonte: Revista de Ensino de Engenharia <http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 16 set. 2020.http://dx.doi.org/10.37702/REE2236-0158