Windle, Joel Austin2015-05-142015-05-142013WINDLE, J. A. Transnational zones of contact and critical literacy: educational uses of the immigration museum. Interdisciplinar: Revista de Estudos em Língua e Literatura, v. 19, p. 53-70, 2013. Disponível em: <http://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1794/1580>. Acesso em: 12 maio 2015.1980-8879http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5339Este artigo analisa as propostas pedagógicas dos museus da imigração, que surgiram nas ultimas décadas como locais chaves para a educação transcultural. Através da discussão do Lower East Side Tenement Museum (Nova Iorque) e do Melbourne Immigration Museum (Austrália), identifico duas narrativas pedagógicas que visam a produzir empatia intercultural por meio do engajamento com as experiências individuais: a personalização e a universalização. Além disso, considero as maneiras pelas quais os educadores críticos podem fazer uso dos recursos disponibilizados pelos museus on-line e no local; e as possibilidades de adaptação e extensão de uma abordagem crítica aos relatos históricos de contato e conflito transcultural.pt-BRLetramento críticoRacismAnti-racism educationTransnational zones of contact and critical literacy : educational uses of the immigration museum.Os trabalhos publicados na Interdisciplinar estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Interdisciplinar <http://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/index>. Acesso em: 02 jan. 2017.