Januario, Gilberto2019-06-032019-06-032018SANTOS, G. J. dos. Análise de livro didático e a prática pedagógica do professor que ensina matemática. Horizontes – Revista de Educação, Dourados, v. 6, n. 11, p. 31-46, jan./jun. 2018. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8353>. Acesso em: 19 mar. 2019.2318-1540http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11391Neste artigo, evidenciamos o recorte de um projeto de pesquisa que teve por objetivo o estudo das contribuições da análise de livro didático para a prática pedagógica do professor que ensina Matemática. Em sua prática pedagógica, dentre outras ações, cabe ao professor conceber um tratamento adequado aos conteúdos matemáticos para que esses possam se tornar potencialmente significativos aos alunos. Porém, quais elementos teóricos estão à disposição do professor para selecionar e desenvolver o rol de conteúdos matemáticos? De que modo essa ação contribui para a sua prática pedagógica? Essas questões nos motivaram a analisar, pela perspectiva da Teoria Antropológica do Didático, como três livros didáticos abordam o conceito de Função para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e que elementos promovem a (re)construção da prática pedagógica do professor que ensina Matemática.pt-BRabertoEducação matemáticaCurrículo de matemáticaAnálise de livro didático e a prática pedagógica do professor que ensina matemática.Textbook analysis and pedagogical practice of the teacher who teaches mathematics.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico Horizontes: Revista de Educação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Horizontes: Revista de Educação <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 mar. 2019.https://doi.org/10.30612/hre.v6i11.8353