Jardilino, José Rubens Lima2015-04-012015-04-012014JARDILINO, J. R. L. Políticas de formação de professores em conflito com o currículo: estágio supervisionado e PIBID. Educação, v. 39, p. 353-366, 2014. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/12068/pdf>. Acesso em: 25 mar. 2015.1984-6444http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4934No quadro das políticas de governo destinadas a formação de professores, este artigo tem como objetivo compreender as relações entre ao Estágio Curricular e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), ambos realizados na Escola. A reflexão é fruto do processo de observação e etnografia no campo, e entrevistas com os trabalhadores da educação que atuam nas unidades escolares onde se desenvolvem estágio e PIBID. As conclusões de pesquisa apontam para uma tênue relação, por vezes conflituosa, entre o componente curricular e o programa de governo, uma vez que ambos possuem similitudes, apresentam propósitos diferenciados, separados por objetivos, legislação e financiamentos distintos. Percebe-se uma sobreposição destas duas atividades que se realizam no interior da Escola.pt-BRPolítica educacionalFormação inicialEstágio supervisionadoPolíticas de formação de professores em conflito com o currículo : estágio supervisionado e PIBID.Teacher education policies in conflict with the official curriculum : supervised training and “PIBID”(Institutional Program Initiation to teaching profession).Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico Educação estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 07 nov. 2016.http://dx.doi.org/10.5902/1984644412068