Silva, Luciano Campos daPereira, Edilaine Aparecida dos Santos2023-02-242023-02-242022SILVA, L. C. da; PEREIRA, E. A. dos S. Percepções sobre o comportamento de indisciplina de meninas e meninos na escola. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 52, 2022. Disponível em: <https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7446>. Acesso em: 06 jul. 2022.1980-5314http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16248O estudo investigou as percepções dos/as estudantes de uma escola pública de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, sobre a participação de meninas e meninos em episódios de indisciplina. Foram utilizados o Questionário Diagnóstico da Percepção de Indisciplina e Violência Segundo o Sexo dos/as Estudantes (Q-PIV), Quadro de Heteroclassificação e Autoclassificação de Comportamentos de Indisciplina (HAE) e entrevista semiestruturada. Participaram 167 estudantes do 8o e 9o anos do ensino fundamental. Os resultados indicam que é um equívoco pensar que as condutas de meninas e meninos na escola seguem um padrão rígido pautado apenas nas expectativas sociais de gênero, uma vez que verificamos uma multiplicidade de atitudes de meninas e meninos diante das regras escolares.pt-BRabertoIndisciplina escolarDiferença de gêneroEnsino fundamentalPercepções sobre o comportamento de indisciplina de meninas e meninos na escola.Perceptions about the undisciplined behavior of girls and boys at school.Artigo publicado em periodicoEste é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY-NC. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.1590/198053147446