Mendonça, Paula Cristina Cardoso2021-12-142021-12-142020MENDONÇA, P. C. C. De que conhecimento sobre natureza da ciência estamos falando?. Ciência e Educação, Bauru, v. 26, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ciedu/a/MndRwQdNc3sXPVmSCcJfzRp/?lang=pt>. Acesso em: 10 jun. 2021.1980-850Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14232Neste artigo apresentamos o que entendemos como um conhecimento amplo de Natureza da Ciência (NdC) levando em conta o objetivo do letramento científico para a Educação em Ciências. Esta discussão se mostra especialmente relevante porque há uma divergência de posicionamento na área. Podemos considerar como abordagem integrada de NdC para atingir tal finalidade: a análise pelos estudantes das práticas dos cientistas a partir do uso de estudos de caso da ciência, e a participação dos estudantes nas práticas científicas e a reflexão metacognitiva sobre os processos de justificação e validação do conhecimento. As duas situações são importantes porque capacitam a compreensão do trabalho dos cientistas em si, e o desenvolvimento do raciocínio científico ao aplicá-lo e analisá-lo em contexto. Este entendimento requer uma abordagem de NdC que não desvincula os processos científicos de seus produtos do conhecimento epistêmico envolvido na legitimação deles.pt-BRabertoLetramentoEducação científicaLiteracyScientific educationDe que conhecimento sobre natureza da ciência estamos falando?What knowledge of the nature of science we are talking about?Artigo publicado em periodicoEste é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Fonte: Ciência e Educação <https://www.scielo.br/j/ciedu/a/MndRwQdNc3sXPVmSCcJfzRp/?lang=pt>. Acesso em: 14 dez. 2021.https://doi.org/10.1590/1516-731320200003