Oliveira, Breynner Ricardo deAlves, Maria Michelle FernandesFichter Filho, Gustavo Adolf2023-07-142023-07-142022OLIVEIRA, B. R. de; ALVES, M. M. F.; FICHTER FILHO, G. A. Contextos e trajetórias para a análise de políticas públicas: aportes teóricos para o campo da educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp. 3, p. 2095-2117, nov. 2022. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16722>. Acesso em: 06 jul. 2023.1982-5587http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16965O artigo apresenta um modelo de análise de contextos para se compreender as trajetórias de implementação de políticas públicas, fornecendo aportes teóricos e metodológicos para o campo da educação. Parte da necessidade de superação das perspectivas tradicionais que reduzem as políticas a sistemas simplificados e, para tal, considera as dimensões políticas da implementação, apresentando a noção de trajetória. Propõe cinco contextos, entrelaçados: (1) contexto das conjunturas; (2) contexto dos conteúdos da política; (3) contextos institucionais; (4) contexto das experiências; e (5) contexto dos territórios. Os contextos permitem compreender trajetórias por meio de uma cadeia transversal, fluida e dinâmica de processos de tomada de decisão, que mobiliza diversos atores, processos, saberes e práticas. Nossos resultados sugerem um modelo que considera as tensões, as contradições, os desafios, e as inflexões vinculadas à vida das políticas, de modo que as análises sejam mais densas e contextualizadas.pt-BRabertoImplementaçãoPolíticas educacionaisContextos e trajetórias para a análise de políticas públicas : aportes teóricos para o campo da educação.Contextos y trayectorias para el análisis de las políticas públicas : aportes teóricos al campo de la educación.Contexts and trajectories for the analysis of public policies : theoretical contributions to education.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16722