Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro2015-04-292015-04-292011BUARQUE, V. A. de C. A concepção de história na teologia católica do Oitocentos. Estudos de Religiao, v. 24, p. 61-79, 2011. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ER/article/view/2121/2341>. Acesso em: 27 abr. 2015.2176-1078http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5183No século XIX, a teologia católica dialogou de maneira diferenciada, e, por vezes, contraditória, com as modernas concepções de experiência e saber históricos. O presente artigo visa reconstituir duas dessas práticas de ressignificação, promovidas pela Escola de Tübingen e pela Escola Romana, destacando algumas de suas implicações no processo de dogmatização da crença ratificado pelo Concílio Vaticano I e na configuração apologética e alegórica assumida por tais discursos sobre a fé.pt-BRModerno conhecimento históricoCatolicismoDogmáticaApologéticaA concepção de história na teologia católica do Oitocentos.The conception of history in the Catholic theology of the 19th century.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Estudos de Religião estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Estudos de Religião <https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ER/index>. Acesso em: 09 nov. 2016.http://dx.doi.org/10.15603/2176-1078/er.v24n39p61-79