Teixeira, Alex RodriguesSilva, Siomara Aparecida da2016-07-292016-07-292015TEIXEIRA, A. R.; SILVA, S. A. da. Parâmetros do processo de ensino-aprendizagem no contexto de treinamento do futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, v. 7, p. 531-539, 2015. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/341/322>. Acesso em: 16 jun. 2016.1984-4956http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6667O presente estudo buscou identificar os parâmetros do processo de ensino-aprendizagem e treinamento no contexto da modalidade de futsal em uma equipe da categoria mirim (crianças entre 10-13 anos), situada na cidade Ouro Preto-MG. Foram analisadas 18 sessões de treinos que totalizaram 1138,17 minutos. Foram identificados cinco (5) tipos de segmentos diferentes das sessões de treino correspondentes aos parâmetros: jogo coletivo, treinamento técnico, treinamento físico, capacidade de jogo e conversa com o treinador. O segmento jogo coletivo apresentou o maior tempo com 736,91 minutos (64,74%) do tempo total das sessões de treino. No segmento capacidade de jogo, somente foram encontrados conteúdos capacidades coordenativas com 4,53% do tempo total, representando 51,6 minutos. Foi possível identificar os parâmetros do EAT e identifica-los com características do método analítico, característico da abordagem tecnicista.pt-BRabertoEsporteRendimento esportivoCriançasSports performanceSportsParâmetros do processo de ensino-aprendizagem no contexto de treinamento do futsal.Teaching-learning process parameters futsal training context.Artigo publicado em periodicoTodo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está sob uma Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 set. 2019.