Ribeiro, Daniella Borges2018-03-162018-03-162017RIBEIRO, D. B. Pós-graduação, formação e trabalho profissional. Temporalis, v. 16, n. 32, p. 73-95, jul./dez. 2016. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/13983>. Acesso em: 23 jan. 2018.2238-1856http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9653O artigo tem como objetivo discutir as diretrizes colocadas pelo atual Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2020) e os seus impactos para a formação e o exercício profissional do assistente social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa através da qual foi possível observar o incentivo ao empresariamento da educação e da produção de conhecimentos a nível de pós-graduação; a indução de pesquisas em determinadas áreas e temas que são mais vantajosos para o mercado; o estímulo à “universidade empreendedora” e às parcerias entre o público e o privado; o comprometimento da autonomia científica do pesquisador; além do fortalecimento dos processos de avaliação da pós-graduação como forma de distribuição dos recursos. As diretrizes colocadas para as políticas de educação, ciência e tecnologia no Brasil ao reforçarem o projeto societário hegemônico na contemporaneidade nos permite reafirmar a vitalidade do nosso projeto ético- -político que associa a luta em favor da formação e do exercício profissional crítico com o compromisso da construção de uma transformação societária que supere o projeto neoliberal em vigor.pt-BRabertoPesquisaTrabalhoPós-graduaçãoFormação em Serviço SocialPós-graduação, formação e trabalho profissional.Postgraduation, professional work and professional training.Artigo publicado em periodicoO periódico Temporalis permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <diadorim.ibict.br/handle/1/319>. Acesso em: 17 mar. 2020.https://doi.org/10.22422/2238-1856.2016v16n32p73-95