Pinho, Clarice Wilken deSoares, LeôncioSilva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues2022-03-292022-03-292020PINHO, C. W. de; SOARES, L.; SILVA, F. A. O. R. Educação, cultura popular e educação de jovens e adultos. Revista da FAEEBA, Salvador, v. 29, n. 59, p. 403-416, jul./set. 2020. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5157>. Acesso em: 25 ago. 2021.2358-0194http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14768A atenção à riqueza das experiências culturais presentes nas múltiplas identidades dos jovens e adultos é a base dos movimentos de educação e cultura popular que eclodiram no Brasil na década de 1960. Destacam-se os conceitos assumidos, os objetivos e os planos de ação desenvolvidos no interior do Movimento de Cultura Popular (MCP); da Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler; do Movimento de Educação de Base (MEB) e do Centro Popular de Cultura (CPC) com o objetivo de delinear a educação e cultura popular em diferentes contextos e sua contribuição para a educação de jovens e adultos. Conclui-se que as contribuições da história, trazidas à luz nas referências da década de 1960, indicam a necessidade de um trabalho de cultura popular assumidamente libertador, não mais pensado como uma cultura para as pessoas, mas com as pessoas, com os sujeitos participantes e construtores de uma sociedade que os represente.pt-BRabertoSujeitosSubjectEducação, cultura popular e educação de jovens e adultos.Education, popular culture and young and adult education.Artigo publicado em periodicoEste é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.pxx-xx