Torres, Marco AntônioPedroso, Amanda2022-03-312022-03-312020TORRES, M. A.; PEDROSO, A. O reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior. Linhas Críticas, Brasília, v. 26, p. 3-18, 2020. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/32636>. Acesso em: 25 ago. 2021.1981-0431http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14798Este artigo resultou de uma pesquisa de mestrado que investigou a lesbofobia no ensino superior. Os dados foram produzidos por um levantamento bibliográfico sobre o tema, pela participação em grupos afins à questão e por entrevistas narrativas com mulheres universitárias que se identificam como lésbicas ou bissexuais. Os diálogos teóricos se deram com autoras do campo das lesbianidades numa perspectiva pós-estruturalista. Percebemos que na universidade os processos de reconhecimento das experiências lésbicas e da lesbofobia são precários, indicando ser preciso questionar sobre os limites de uma educação que se propõe democrática, participativa e não heteronormativa.pt-BRabertoLesbianidadesLesbofobiaEducaçãoO reconhecimento de existências lésbicas e a lesbofobia no ensino superior.Recognition of the existence of lesbians and lesbophobia in higher education.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32636