Gomes, Ricardo CarlosMaciel, Adriana da Silva2017-02-012017-02-012016MACIEL, A. da S. O tempo-ritmo em Grotowski e Stanislávski: possíveis contribuições para o treinamento do ator. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7188O objetivo desta dissertação é a pesquisa sobre as práticas de treinamento do ator em relação ao conceito de tempo-ritmo em Constantin Stanislávski e Jerzy Grotowski. De início, investigou-se o significado do treinamento do ator em relação ao conceito de seu trabalho sobre si mesmo. Após isso, buscou-se entender o tempo-ritmo dentro das práticas de Stanislávski e Grotowski. Por último, dissertou-se acerca do conhecimento teórico que foi desenvolvido na prática realizada, principalmente no Núcleo de Pesquisa Sobre a Arte do ator entre o Oriente. Ao fim desse trabalho, concluiu-se que o tempo-ritmo se relaciona com o conceito de ação física. Além disso, verificou-se que o treinamento sobre o tempo-ritmo associado ao trabalho sobre si gera diversas questões para o ator que atravessam tanto um nível técnico quanto artístico.pt-BRabertoAn error occurred getting the license - uri.Artes cênicas - tempo-ritmoJerzy GrotowskiKonstantin StanislavskiAtores - programas de aprendizadoO tempo-ritmo em Grotowski e Stanislávski : possíveis contribuições para o treinamento do ator.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/01/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.