Reis, Maglaice MirandaNogueira, Marlice de Oliveira e2023-03-032023-03-032021REIS, M. M.; NOGUEIRA, M. de O. Escolarização em contextos rurais: a perspectiva das famílias. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. 31, jan./abr. 2021. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10122>. Acesso em: 06 jul. 2022.2175-6600http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16282Este artigo discute resultados de um estudo sobre práticas de acompanhamento escolar em famílias de uma localidade rural. Com metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas com famílias de dez estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, sendo cinco com sucesso escolar e cinco em situação de insucesso. Os resultados indicam que, embora tenha se confirmado um impacto da distância entre os estilos educativos das famílias e a cultura escolar nos resultados das crianças, assim como nas percepções dos familiares sobre o fracasso e o sucesso escolar, as famílias rurais pesquisadas desenvolviam um conjunto de esforços no quadro da vida escolar dos filhos e se mobilizavam, mesmo que em grau e modo diferenciados, para atender às demandas da escola.pt-BRabertoFamílias ruraisEscolarizaçãoPráticas educativas familiaresEscolarização em contextos rurais : a perspectiva das famílias.Schooling in rural contexts : the perspective of families.Artigo publicado em periodicoEsta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p282-306