Melo, Joyce Padilha deCoutinho, Francisco ÂngeloSilva, Fábio Augusto Rodrigues eVilas Boas, Adlane2023-09-122023-09-122021MELO, J. P. de et al. Uma contribuição ao ensino de genética por meio de uma abordagem do trabalho de Mendel à luz do fluxo sanguíneo da ciência de Bruno Latour. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 22, artigo e34556, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/34556>. Acesso em: 15 mar. 2023.1984-2686http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17431O uso da história da ciência na educação científica tem o potencial de contribuir para a conexão de contextos pessoais, éticos, culturais e políticos dos cientistas. A visão romantizada da ciência, que expõe cientistas como gênios trabalhando isoladamente, pode prejudicar a compreensão da natureza da ciência. Gregor Mendel é um exemplo dessa representação e o presente artigo traz uma contribuição no sentido de desmistificá-lo como o “pai da Genética”. Pensando em contribuir com elementos para proporcionar processos de ensino e aprendizagem mais próximos de uma abordagem menos romantizada, usamos a teoria ator-rede (TAR), de Bruno Latour, para guiar as análises das relações sociomateriais, e empreendemos uma análise sobre a inserção de Mendel no chamado fluxo da ciência, valendo-nos da literatura sobre a história de Mendel e da Genética. Dessa forma, foi possível compreender a rede que sustenta o desenvolvimento das leis da hereditariedade e indicar que Mendel mobilizou diversos atores (botânicos, físicos, matemáticos, ervilhas, estufas, assistentes, sociedades acadêmicas, agricultores e diferentes entidades), que colaboraram para a conclusão de seu trabalho. Com o presente trabalho, pretendemos contribuir para as pesquisas que buscam um tratamento historicamente mais adequado da sistematização da genética enquanto ciência e que poderá, também, auxiliar em processos de ensino/ aprendizagem.pt-BRabertoEnsino de ciênciasHistória da genéticaTeoria ator-redeHistory of scienceGregor MendelUma contribuição ao ensino de genética por meio de uma abordagem do trabalho de Mendel à luz do fluxo sanguíneo da ciência de Bruno Latour.A contribution to the teaching of genetics using Latour’s science’s blood flow to approach Mendel’s works.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u355373