Coutinho, Francisco ÂngeloFigueirêdo, Kristianne LinaSilva, Fábio Augusto Rodrigues e2017-10-192017-10-192016COUTINHO, F. A.; FIGUEIRÊDO, K. L.; SILVA, F. A. R. Proposta de uma configuração para o ensino de ciências comprometido com a ação política democrática. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, p. 380-406, 2016. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2935>. Acesso em: 25 ago. 2017.1982-873Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8979Este é um artigo teórico e programático que fixa relações entre a aprendizagem do conhecimento científico e a ação política democrática. Inicialmente, apresenta uma tendência na filosofia da educação que se preocupa com a aprendizagem de conteúdos e a vida social e política do estudante. Ao mesmo tempo, procura-se mostrar que, no caso do gerenciamento do conhecimento científico, a efetivação desta proposta é uma necessidade urgente, uma vez que a ciência produz e faz circular conhecimentos que têm profundos impactos na sociedade. Em seguida, uma proposta metodológica para o tratamento do conhecimento científico e a ação política democrática é delineada. Questões sobre o aperfeiçoamento da proposta, sobre formação de professores e sobre os tempos e espaços para o exercício da democracia na escola são colocadas nas considerações finais.pt-BRabertoAção políticaEnsino de ciênciasRealidades colateraisTransdisciplinaridadeProposta de uma configuração para o ensino de ciências comprometido com a ação política democrática.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 10 fev. 2020.http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v9n1.2935