Peretta, Éden Silva2015-05-182015-05-182012PERETTA, E. S. Corporeidade crítica. Atos de Pesquisa em Educação, v. 7, p. 454-467, 2012. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3160>. Acesso em: 08 maio 2015.1809-0354http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5386O presente artigo parte de uma problematização da histórica concepção de corpo que sustenta hegemonicamente as reflexões e práticas propostas pela área de Educação Física, tentando assim desestabilizá-la com o auxílio de alguns conceitos oferecidos pela antropologia médica crítico-interpretativa. Desta forma, procura contribuir com a discussão epistemológica sobre a educação do corpo ao propor outras relações que podem auxiliar na desconstrução de uma perspectiva pedagógica prioritariamente técnica e instrumental.pt-BRModernidadeEducação do corpoCritical-interpretive medical anthropologyModernityCorporeidade crítica.Critical corporeity.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico Atos de Pesquisa em Educação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Atos de Pesquisa em Educação <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 23 jul. 2019.http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n2p454-467