Hunzicker, Adriane Cristina de MeloRocha, Maria Isabel AntunesSantos, Marcelo Loures dos2023-02-242023-02-242021HUNZICKER, A. C. de M.; ROCHA, M. I. A.; SANTOS, M. L. dos. A escola como fator de desterritorialização dos povos atingidos pelo rompimento da Barragem do Fundão: desafios para a Escola de Bento Rodrigues. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 27, p. 80-105, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/21879#:~:text=Resumo,se%20em%20um%20contexto%20campesino.>. Acesso em: 06 jul. 2022.2316-770Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16254O artigo analisa as repercussões do rompimento da Barragem de Fundão no processo de territorialização, desterritorialização e reterritorialização da Escola Municipal Bento Rodrigues, partindo da compreensão de que esta situa- se em um contexto campesino. Neste sentido, referencia-se na matriz da Educação do Campo e em autores que trabalham com o conceito de território. Como fonte de dados, faz uso de entrevistas realizadas com professores e lideranças da comunidade. Nas conclusões, reafirma que a escola vivencia ainda um processo de desterritorialização, ao mesmo tempo que alerta sobre os desafios a serem vivenciados na dinâmica da reterritorialização a ser realizada no reassentamento da comunidade em nova área.pt-BRrestritoA escola como fator de desterritorialização dos povos atingidos pelo rompimento da Barragem do Fundão : desafios para a Escola de Bento Rodrigues.The school as a factor of deterritorialization of the peoples affected by the Fundão Dam break : challenges for the Bento Rodrigues School.Artigo publicado em periodicohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/21879#:~:text=Resumo,se%20em%20um%20contexto%20campesino.https://doi.org/10.35699/2316-770X.2020.21879