Rosa, MiltonPinheiro, Rodrigo Carlos2017-05-192017-05-192017PINHEIRO, Rodrigo Carlos. Contribuições do programa etnomatemática para o desenvolvimento da educação financeira de alunos surdos que se comunicam em libras. 2017. 284 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7765Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Essa pesquisa foi conduzida em uma escola especial pública na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, sendo que visa contribuir para o desenvolvimento da Educação Financeira de alunos Surdos que se comunicam em Libras. Um dos principais objetivos desse estudo é propor uma metodologia inovadora para o processo de ensino e aprendizagem em matemática baseada nos pressupostos do Programa Etnomatemática, referente aos conteúdos de Educação Financeira para esses alunos. Um objetivo importante do produto educacional desse estudo é colaborar com os professores das redes de ensino para que possam promover o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e profissionais para auxiliar os alunos Surdos em sua inserção na vida produtiva e no pleno exercício de sua cidadania. A problemática desse estudo está relacionada com a questão de investigação: Como o Programa Etnomatemática pode contribuir para o desenvolvimento da Educação Financeira de alunos Surdos que se comunicam em Libras? Para coleta de dados foram utilizados questionários, entrevistas semiestruturadas, as anotações do diário de campo e as atividades propostas no registro documental. Esses dados foram analisados e interpretados no decorrer da pesquisa de acordo com o referencial teórico embasado na Etnomatemática, na Cultura Surda e na Educação Financeira e, também, com a utilização dos pressupostos metodológicos da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory) que foram utilizados para a elaboração e aplicação de três blocos de atividades matemática relacionadas com a Educação Financeira. Essa análise também foi realizada com a utilização das informações coletadas por meio das filmagens que, posteriormente foram traduzidas e transcritas pelo professor-pesquisador. De acordo com os pressupostos da Teoria Fundamentada, o conjunto dos dados brutos, denominado de amostragem teórica, que foi coletado em língua de sinais durante a realização desse estudo, foi transcrito para facilitar a sua análise, bem como para interpretação das informações obtidas durante a fase analítica desse estudo. Posteriormente, os dados foram codificados por meio das codificações aberta e axial para a elaboração das categorias de análise que facilitaram a interpretação dos resultados obtidos nesse estudo. Os resultados obtidos nesse estudo mostraram que uma contribuição importante do programa etnomatemática para o desenvolvimento da educação financeira dos alunos Surdos que se comunicam em Libras foi evidenciar o respeito e a atenção à sua cultura e, também, de suas vivências cotidianas que foram relevantes para a promoção de uma relação significativa entre o conhecimento cotidiano com aquele sistematizado pela escola, pois a metodologia adotada nesse estudo estava relacionada com a contextualização dos fatos cotidianos por meio da qual foi possível a negociação dos significados, favorecendo, assim, a construção de conceitos matemáticos e financeiros. Então, a ampliação da quantidade de pesquisas e investigações relacionadas com essa problemática é importante para evidenciar a realidade educacional dessa população estudantil e justificar a relevância dos resultados obtidos nesse estudo.pt-BRabertoAlunos - surdos - educaçãoLíngua brasileira de sinaisContribuições do programa etnomatemática para o desenvolvimento da educação financeira de alunos surdos que se comunicam em libras.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/05/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.