Rahme, Mônica Maria Farid2015-04-012015-04-012012RAHME, M. M. F. Psicanálise e educação: um percurso de inquietações. Revista Espaço Acadêmico, v. 11, p. 43-51, 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/16413/8977>. Acesso em: 26 mar. 2015.1519-6186http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4882Neste artigo, partimos de algumas leituras produzidas no campo psicanalítico sobre a questao educacional, enfocando, sobretudo, as problematizações introduzidas por Freud em torno da impossibilidade do educar e de sua interface com a renúncia pulsional. Em seguida, pautamos o educar na contemporaneidade, quando a lógica do discurso capitalista marca as formas de constituição do laço social, como assinalou Lacan, e evidencia a busca de satisfação pela via do acesso a objetos, a proximidade ciência capital e o fortalecimento das lógicas de mercado. Esse processo traz implicações relevantes para o cotidiano escolar que, a cada dia mais exigido do ponto de vista da produção, precisa criar novas formas de lidar com as demandas que emergem dos sujeitos.pt-BRLaço socialDiscurso capitalistaMercadoCiênciaTítuloPsicanálise e educação : um percurso de inquietações.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Espaço Acadêmico estão sob licença Creative Commons que permite o compartilhamento e adaptação desde que seja citada a fonte. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Espaço Acadêmico <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em: 26 jan. 2017.