Pereira, Alcilene RodriguesFerreira, Carla Mercês da Rocha JatobáDiniz, Margareth2022-01-102022-01-102020PEREIRA, A. R.; FERREIRA, C. M. da R. J.; DINIZ, M. O corpo da mulher com deficiência intelectual nos discursos em pesquisas acadêmicas. Revista Educação Especial, v. 33, p. 54-66, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/48398/html>. Acesso em: 25 agosto 2021.1984-686Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14307O artigo visa compreender como as pesquisas acadêmicas expressam em suas produções discursos acerca dos corpos das mulheres ditas com deficiência intelectual. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico entre os anos de 2003 e 2020, nos bancos de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD-IBICT), no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Cientific Eletronic Library Online (Scielo) e no GT 15 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED. Os descritores usados para tal busca foram: deficiência intelectual, gênero, corpo e sexualidade. A metodologia utilizada para análise dos dados encontrados circunscreveu-se em organizações temporais, por meio das mesmas categorias elencadas para a busca. Como resultados da pesquisa, expostos neste artigo, destaca-se a ausência de pesquisas que discutam a relação corpo, gênero e sexualidade das mulheres consideradas com deficiência intelectual. Conclui-se que as produções discursivas reiteradas nas inúmeras pesquisas sobre os corpos das mulheres ditas com deficiência intelectual indicam que seus corpos são desconsiderados, evidenciando assim, a invisibilização dessas mulheres, bem como a reprodução de saberes que as fazem permanecer como corpos deficientes.pt-BRabertoO corpo da mulher com deficiência intelectual nos discursos em pesquisas acadêmicas.The body of the woman to be intellectually disabled in the speeches in academic research.Artigo publicado em periodicoThis work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonC International (CC BY-NC 4.0). Fonte: o PDF do artigo.http://dx.doi.org/10.5902/1984686X48398