Rosa, Margarete Petri daRosa, Victor Luiz da2023-02-152023-02-152021ROSA, M. P da.; ROSA, V. L. da. Cenas, séries: César Aira e Andy Warhol. Caletroscópio, v. 9, n. 1, p. 174-184, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/caletroscopio/article/view/4739>. Acesso em: 06 jul. 2022.2318-4574http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16201Este texto busca estabelecer aproximações entre os procedimentos de criação do escritor argentino César Aira e do artista plástico americano Andy Warhol por meio, principalmente, da apropriação de imagens espetaculares veiculadas pelos meios de comunicação de massa. Através de distintos processos artísticos, e cada um a sua própria maneira, os dois parecem se valer da repetição como estratégia de criação ao fazer uso de tais imagens em suas obras. Aira recorre a essa estratégia na produção de cenas, personagens e narradores de forma a materializar uma espécie de seriação. Quanto a Warhol, segundo Danto (2012), a repetição é um elemento fundamental de sua estética cujo desejo era também o de produzir procedimentos seriais e não obras singulares. A fim de que tais paralelos sejam estabelecidos, este artigo aborda sobretudo as seguintes obras: As noites de Flores (AIRA, 2006) e White Burning Car III (WARHOL, 1963).pt-BRabertoEspetáculoRepetiçãoCenas, séries : César Aira e Andy Warhol.Scenes, series : César Aira and Andy Warhol.Artigo publicado em periodicoO periódico Caletroscópio permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1259>. Acesso em: 12 abr. 2022.