Coutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoSilva, Rosângela Aparecida Lopes da2021-05-242021-05-242021SILVA, Rosângela Aparecida Lopes da. Quando ingressar na Universidade não é o suficiente: vivências dos estudantes de camadas populares no curso de Direito da UFOP. 2021. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal deOuro Preto, Mariana, 2021.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13246Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.No Brasil, graças às pressões de movimentos da sociedade civil e aos avanços globais naspolíticas de ação afirmativa, os anos 2000 trouxeram significativo aumento do número dejovens de camadas populares na universidade. Nesse contexto, a pesquisa teve como principalobjetivo investigar os fatores que influenciaram o ingresso e a permanência de estudantes decamadas populares no curso de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto, fortementeseletivo e com alto prestígio social, com destaque para o papel familiar no sucesso escolar. Paraisso, analisou a trajetória escolar percorrida por três estudantes até o ingresso no curso, alémdas principais oportunidades e desafios dos seus processos de escolarização e da vivênciauniversitária. O referencial teórico se baseou em produções do campo da Sociologia daEducação, especialmente nos trabalhos sobre sucesso e longevidade escolar de estudantes dosmeios populares e sobre suas condições de acesso e permanência no Ensino Superior, comautores como Bourdieu, Lahire, Coulon, Portes, Zago e Nogueira. Além da pesquisabibliográfica e documental, para o reconhecimento das práticas educativas familiares, dopercurso escolar, das estratégias de ingresso e afiliação, e das expectativas para o futuro, oprincipal instrumento metodológico utilizado foi a entrevista. Foram entrevistadas trêsestudantes do curso de Direito, do sexo feminino, ingressantes entre 2016 e 2019, com rendaper capitade até 1,5 salário mínimo, além de um dos seus familiares: pai, mãe e avó. Asentrevistadas apresentam diferenças significativas no que diz respeito à configuração familiare à escolaridade dos pais. Os resultados demonstraram que houve participação ativa da famíliana escolarização, mesmo com pouco conhecimento sobre a organização dosistema escolar e,em alguns casos, com baixo capital escolar e falta de planejamento relativo à escolarização. Asestudantes com apoio familiar criaram estratégias específicas para ingressar no curso de Direito,ao buscarem escolas de Ensino Médio de alto prestígio e ingressarem anteriormente em cursosde graduação de menor concorrência. Tiveram trajetórias escolares lineares na educação básica,sem reprovações e com poucas recuperações. Além disso, foi possível perceber que algunsprofessores exerceram papéis importantes em suas vidas, que elas passaram por inúmerassituações de superação e por uma adaptação dolorosa à universidade, com o enfrentamento dasensação de não pertencimento. Importante ressaltar que, para essas estudantes e suas famílias,as bolsas e os auxílios concedidos pela universidade foram imprescindíveispt-BRabertoLongevidade escolarVida estudantilDesigualdadesQuando ingressar na Universidade não é o suficiente : vivências dos estudantes de camadas populares no curso de Direito da UFOP.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/05/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença CreativeCommons 4.0que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho,desde que sejam citados o autor e olicenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.