Pires, Maria Rita SilvérioItabaiana, Yasmine AntoniniScalon, Viviane RenataSousa, Hildeberto Caldas deSant'Anna, Eneida Maria EskinaziMoreira, Leandro Marcio2017-07-072017-07-072015PIRES, M. R. S. et al. Adaptação: um tema transversal da biologia em atividades científicas capazes de integrar estudantes universitários e alunos da educação básica. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 10, n. 1, p. 114-128, 2015. Disponível em: <http://if.ufmt.br/eenci/?go=artigos&idEdicao=41>. Acesso em: 07 jul. 2017.1982-2413http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8195A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), através da atividade de extensão Ciência e Escola tem integrado a Educação Básica (EB) com o Ensino Superior (ES), estimulado alunos em diferentes ciclos escolares a desenvolverem o pensamento científico através de atividades experimentais estruturadas a partir de um tema, nesta ocasião ADAPTAÇÃO. As atividades experimentais foram realizadas durante uma semana em laboratórios especializados, com a apresentação dos resultados em uma exposição pública, como um congresso científico. Cerca de 86% dos alunos da EB que finalizaram o programa (41 do total) avaliaram-no como satisfatório e fundamental para suas formações, tendo sido capaz de promover modificação em uma futura escolha profissional ou mesmo na motivação para participação das atividades escolares. Para os alunos do ES a experiência de coordenação em atividades experimentais foi positiva e inovadora já que permitiu a possibilidade de atuarem como interlocutores da ciência, e para a sociedade em geral, estes alunos tornaram-se potenciais propagadores do conhecimento, fundamental para a expansão do letramento científico no Brasil.pt-BRabertoPensamento científicoIntegração universidade-escolasLetramento científicoEnsino de biologiaAdaptação : um tema transversal da biologia em atividades científicas capazes de integrar estudantes universitários e alunos da educação básica.Adaptation: a transversal theme of biology in scientific activities in academic laboratories of biology able to integrate university students and students of basic education.Artigo publicado em periodicoO periódico Experiências em Ensino de Ciências permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/807>. Acesso em: 12 dez. 2019.