Melo, Guaraci Fernandes Marques deCarvalho, Rosana Areal de2016-08-222016-08-222015MELO, G. F. M. de.; CARVALHO, R. A. de. Nacional e continental – Brasil e Américas na perspectiva de Primitivo Moacyr. Cadernos de História da Educação, v. 14, p. 773-786, 2015. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/33135>. Acesso em: 07 ago. 2016.1982-7806http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6926Este artigo analisa aspectos da historiografia da educação e argumentos que sustentam os diagnósticos empreendidos e modelos propostos a partir da remissão às experiências provinciais entre o mundo latino-americano e as Províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais, com base na produção de Primitivo Moacyr. Desde a Independência, a situação do Brasil no contexto da América Latina destoou-se pela instalação de um regime monárquico em oposição às repúblicas que surgiram na América Espanhola. Muitas vozes se fizeram presentes no sentido de inscrever o Brasil entre as nações predestinadas à república. Moacyr revela o cenário de penúria da instrução pública nas províncias brasileiras, apesar do volume de recursos destinados; as tensões acerca dos métodos de ensino e criação de escolas normais e absoluto silêncio acerca das realidades dos países vizinhos.pt-BRabertoInstrução públicaAmérica LatinaMinas GeraisRio de JaneiroPrimitivo MoacyrNacional e continental – Brasil e Américas na perspectiva de Primitivo Moacyr.National and continental - Brazil and the Americas in the perspective of Primitivo Moacyr.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados nos Cadernos de História da Educação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Cadernos de História da Educação <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 10 out. 2019.