Couto, Rodrigo Geraldo doOliveira, Monique Rafaella Anunciação deSilva, Juvenal Pereira2018-05-032018-05-032018SILVA, Juvenal Pereira Silva. O jogo de dardos como ferramenta ao estudo de probabilidade. 2018. 51 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9885Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Neste trabalho de pesquisa, investigou-se o uso de jogos, especificamente o jogo de dar­dos, como ferramenta ao ensino e a aprendizagem do tema "Probabilidade". A utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem e defendida por varios autores como: Borin (1996), Agranionih & Smaniotto (2002),Grando (2004), Mello et al (2006), Camargo (2009), como urn instrumento eficaz de aprendizagem. Neste sentido, este trabalho utiliza a ferramenta "jogos" como meio de se ensinar conceitos referentes a "teoria de conjuntos" e a "teoria das probabili­ dades". Realizamos estudos preliminares sobre essas teorias ja citadas, bern como sobre areas das figuras planas regulares. 0 trabalho desenvolveu-se com uma turma do 2!!._ Ano do Ensino Medio, de uma escola estadual, localizada em Pirapora, situada no Norte de Minas Gerais. Observou-se que o jogo de dardos e uma ferramenta eficaz de aprendizagem ao ser utilizado na aplicação do tema proposto.pt-BRabertoEnsino da matemáticaÁreas do círculo de figuras planasJogo de dardosProbabilidadeO jogo de dardos como ferramenta ao estudo de probabilidade.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 13/04/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.