Sól, Vanderlice dos Santos Andrade2018-04-022018-04-022010SÓL, V. dos S. A. O sujeito professor de inglês e suas representações sobre o aluno e escola. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 3, p. 121-132, n. 2010. Disponível em: <http://periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/caminhoslinguistica/article/viewFile/1139/948>. Acesso em: 16 jan. 2018.21768625http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9796Tendo como base a Teoria do Discurso e as contribuições da Psicanálise, o sujeito é visto em oposição ao sujeito cartesiano (existe quando pensa). Este estudo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutoramento em andamento que investiga as tomadas de posição do professor. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo que segue uma abordagem metodológica que privilegia diferentes possibilidades de interpretação do corpus, utilizando questionários e entrevistas como instrumentos de formação do corpus. Os participantes, neste estudo piloto, são 24 professores de inglês da rede pública de ensino da região Sudeste do Brasil. O foco do estudo está no fato de que esses professores são egressos de um curso de educação continuada para professores de inglês. Os resultados apontam que, ao tecer a rede de representações sobre as escolas onde atuam e os seus alunos, a maioria dos professores-enunciadores faz um desabafo de uma série de sintomas que impedem que eles desenvolvam um trabalho de qualidade. O dizer dos professores se apóia no binarismo: escola pública/escola particular e revela o desejo dos professores em ter um aluno ideal, que aprenderia se tivesse as qualidades desejadas.pt-BRabertoFormação de professoresEducação continuadaDiscursoO sujeito professor de inglês e suas representações sobre o aluno e escola.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Caminhos em Linguística Aplicada estão sob Licença Creative Commons Attribution 3.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Caminhos em Linguística Aplicada <http://periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/caminhoslinguistica/index>. Acesso em: 28 mar. 2018.