Antunes, Álvaro de AraújoMaiolini, Luis Filipe2021-08-252021-08-252021MAIOLINI, Luis Filipe. Dos livros aos cadáveres: uma pedagogia empíricoracional na reforma do curso de medicina da Universidade de Coimbra (1772). 2021. 210 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13580Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.A presente pesquisa aborda o processo de modernização do ensino de medicina na Universidade de Coimbra a partir da elaboração dos novos Estatutos de 1772. Investigamos ao longo do texto a formação discursiva do método empírico-racional no contexto do Século das Luzes e da sua institucionalização em Portugal. Partindo de uma análise sobre as mudanças epistemológicas no século XVIII, buscamos compreender como se deu as transformações linguísticas, conceituais, metodológicas e pedagógicas do saber médico. O exame dessa questão permitiu traçar o caráter do método científico utilizado pela elite médica da época, sobretudo no que tange a valorização da experiência, da observação e dos princípios físico-matemáticos, ocorrendo, assim, uma crise do paradigma metafísico-escolástico e uma expansão das novas concepções de corpo, saúde e doença. Além disso, partindo das reformas da educação universitária entre 1771 e 1772, a dissertação procura investigar o processo de adesão dos novos sistemas médicos em Portugal. Ao relacionarmos o contexto da medicina no Iluminismo com as Reformas Pombalinas, pretendemos compreender como se deu a consolidação de um novo paradigma científico na Universidade de Coimbra, observando, em última instância, o currículo acadêmico da Faculdade de Medicina e apontando as mudanças que propiciaram a aproximação entre a técnica e a teoria, a partir do ensino de anatomia, cirurgia, química e prática clínica-hospitalar. Por fim, com a discussão bibliográfica e análise das fontes, poderemos medir com maior precisão quais foram os resultados das reformas do curso médico durante o reinado de D. Maria I. Ao investigar o período posterior a 1772, nosso trabalho indica que o processo de secularização da Universidade de Coimbra corroborou a normatização do exercício da medicina em Portugal na virada do século XVIII e início do século XIX.pt-BRabertoUniversidade de CoimbraEducação médicaIluminismoDos livros aos cadáveres : uma pedagogia empíricoracional na reforma do curso de medicina da Universidade de Coimbra (1772).DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/08/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.