Souza, Guilherme Oliveira deTinti, Douglas da Silva2023-08-152023-08-152022SOUZA, G. O. de; TINTI, D. da S. Análise da implementação do subprojeto matemática do programa residência da UFOP: contextos, ações e desafios. Revista @mbienteeducação, v. 15, artigo e022019, 2022. Disponível em: <https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/download/1158/991>. Acesso em: 06 jul. 2023.1982-8632http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17152O objetivo da pesquisa foi investigar as ações de implementação do subprojeto Matemática do PRP/UFOP ao longo do primeiro módulo. Inicialmente realizamos um estudo sobre a noção de Residência Pedagógica bem como de projetos que foram propostos com essa perspectiva. Para compor a experiência do desenvolvimento das atividades do subprojeto da Matemática, analisamos os relatórios mensais de um dos residentes que, para manter o anonimato, o denominamos “Residente A”. Desse modo, foram analisados 5 relatórios do Residente A buscando identificar as ações que foram realizadas. A análise dos relatórios apresentou como resultados que as ações desenvolvidas foram as que se mostraram possíveis e que, na medida do possível, propiciassem momentos de aprendizagem para os alunos da Educação Básica. Além disso, no que tange às atividades de regência remota, entende-se que o uso de mídias digitais possui um enorme potencial de dinamizar o conhecimento e proporcionar maior eficiência às práticas educacionais.pt-BRabertoPrograma residência pedagógicaFormação inicial de professoresLicenciatura em matemáticaAnálise da implementação do subprojeto matemática do programa residência da UFOP : contextos, ações e desafios.Análisis de la implementación de la subproyecto de matemáticas del programa de residencia de UFOP : contextos, acciones y retos.Analysis of the implementation of the mathematics subproject of the residence program of UFOP : contexts, actions and challenges.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.