Nacarato, Adair MendesGrando, Regina CéliaCosta, Jorge Luís2014-11-122014-11-122009NACARATO, A. M.; GRANDO, R. C.; COSTA, J. L. Um contexto de trabalho colaborativo possibilitando a emergência dos processos de argumentação e validação em geometria. Acta Scientiae, Canoas, v. 11, n. 2, p. 69-85, jul./dez. 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/45/42>. Acesso em: 01 out. 2014.2178-7727http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3810O presente texto analisa os processos de argumentação e validação em geometria, mobilizados por um grupo de trabalho colaborativo constituído por professores acadêmicos e da escola básica, alunos da graduação e pós-graduação. Esse grupo, durante quatro anos, dedicou-se a estudos e pesquisas sobre geometria. Sua constituição foi decorrente da constatação de o quanto essa área de conhecimento ainda continua ausente da prática pedagógica e da formação docente. Um dos focos de discussão do grupo, presente neste artigo, refere-se a algumas concepções do que sejam provas na matemática escolar, principalmente com a utilização de ambientes computacionais. Defende-se que, para chegar a uma prova formal, os alunos necessitam vivenciar contextos de aprendizagem marcados por processos de argumentação e validação na escola básica. Essa discussão é complementada com a apresentação de uma experiência do grupo resolvendo um problema sobre sólidos geométricos truncados, decorrente de um ambiente marcado por verdades provisórias. Busca-se evidenciar o quanto o trabalho colaborativo possibilita a circulação, a negociação e a apropriação de significados geométricos e contribui para a produção de saberes docentes.pt-BRArgumentações e validações em geometriaProvasGrupo colaborativoUm contexto de trabalho colaborativo possibilitando a emergência dos processos de argumentação e validação em geometria.A collaborative work context facilitating argumentation and validation processes in geometry.Artigo publicado em periodicoOs artigos publicados na Acta Scientiae são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Acta Scientiae <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 18 nov. 2013.