Torres, Marco AntônioModesto, Rubens GonzagaMenezes, Thaynara Martins da Costa de2022-03-312022-03-312020TORRES, M. A.; MODESTO, R. G.; MENEZES, T. M. da C. de. Por uma educação não transfóbica: reconhecimento e produção de verdades trans na educação. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 12, n. 24, p. 121-134, maio/ago. 2020. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/339>. Acesso em: 25 ago. 2021.2176-4360http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14799Os relatos de pessoas transsobre educação têm exposto insuficiências da formação docente que precisam ser problematizadas. No presente artigo analisamos como o discurso transfóbico impede ou dificulta extremamente a produção de inteligibilidade de formas de existência para além da cisheteronormatividade. Nossos diálogos teóricos foram realizados a partir de Judith Butler e Michel Foucault, bem como autoras trans que analisam o contexto escolar. Estas, com suas experiências, mobilizam e desenham transformações de regimes de verdade bem como podem contribuir no combate do discurso transfóbico. Por fim, destacamos um desafio posto à formação docente: aprender a deixar em aberto nossas definições sobre as sexualidades, abrindo-se às autodefinições de pessoas trans. Desse modo, nos propomos ao exercício de aprender comautoras trans sobre uma educação não transfóbica, de aprender comosuas experiências podem produzir posições críticas no contexto da formação docente.pt-BRabertoFormação docentePessoas transTransfobiaReconhecimentoPor uma educação não transfóbica : reconhecimento e produção de verdades trans na educação.For a non-transfóbic education : recognition and production of trans truths in education.Artigo publicado em periodicoO periódico Formação Docente permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1266>. Acesso em: 10 fev. 2020.https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.339