Andrade, Gabriela Mara de Paiva CamposMozzer, Nilmara BragaOliveira, Thais Mara Anastácio2018-10-172018-10-172017ANDRADE, G. M. de P. C.; MOZZER, N. B.; OLIVEIRA, T. M. A. O papel dos questionamentos do professor em atividades fundamentadas em modelagem analógica. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 4535-4540, 2017. Disponível em: <https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/6-_O_papel_dos_questionamentos_do_professor_em_atividades_fundamentadas_em_modelagem.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2018.21746486http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10386: Nosso trabalho tem como objetivo investigar o papel dos questionamentos de uma professora de química na co-construção de conhecimentos em atividades fundamentadas em modelagem analógica. Selecionamos um grupo de quatro estudantes de uma escola pública localizada em Mariana-MG, Brasil. Todas as aulas foram transcritas, os questionamentos da professora foram categorizados e analisados de acordo com seu papel em cada uma das etapas da modelagem analógica. Os resultados evidenciaram que tais questionamentos foram os principais responsáveis por orientar o processo, auxiliando os estudantes na explicitação e explicação das ideias que fundamentavam suas proposições e na reflexão sobre o potencial explicativo e limitação dos seus modelos e analogias.pt-BRabertoEquilíbrio quimícoO papel dos questionamentos do professor em atividades fundamentadas em modelagem analógica.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Enseñanza de las Ciencias estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Fonte: Revista Enseñanza de las Ciencias <http://ensciencias.uab.es/index>. Acesso em: 04 ago. 2017.