Silva, Fábio Augusto Rodrigues eSantos, Fernanda Costa dos2017-10-182017-10-182016SILVA, F. A. R.; SANTOS, F. C. dos. Abordagem CTSA no ensino de ciências: análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 738-750, 2016. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/renbio-9/pdfs/1688.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2017.1982-1867http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8966O artigo tem como objetivo analisar como a abordagem CTSA tem sido incorporada no desenvolvimento de estratégias didáticas no ensino de Ciências, por meio de revisão bibliográfica. Os artigos centram na mesma ideia de que a abordagem CTSA permite o desenvolvimento do pensamento crítico sobre as relações existentes entre ciência, tecnologia e as consequências para a sociedade e ambiente. Ressaltamos a importância de trabalhar estas questões também no ensino fundamental, não só no médio, uma vez que parece contribuir para melhorias na qualidade de vida da comunidade. Alertamos para o fato do preparo dos docentes a fim de que as estratégias didáticas pautadas nesta abordagem não criem uma visão ingênua de neutralidade da ciência, de heroísmo, e de desenvolvimento indispensável da humanidade.en-USabertoTemas sociocientíficosAbordagem CTSA no ensino de ciências : análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) <http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 21 jan. 2020.