Brittes, Juçara GorskiRuggieri, Ana Luisa2022-06-102022-06-102019BRITTES, J. G.; RUGGIERI, A. L. A pesquisa de opinião pública como discurso de manipulação: a campanha do Instituto Datafolha pelo impeachment de Dilma Rousseff. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 41, n. 2, p. 143-166, maio/ago. 2019. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/7977>. Acesso em: 24 maio 2022.2175-7755http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14959Este artigo objetiva demonstrar que as Pesquisas de Opinião Pública são utilizadas como ferramentas midiáticas para manipular os fatos, pautar a agenda pública e sustentar argumentos específicos. Tais afirmações são fruto da análise das estraté- gias discursivas presentes nas sondagens do Instituto Datafolha referentes à presi- denta Dilma Rousseff. O procedimento metodológico é composto por elementos da Análise do Discurso, além de teorias do jornalismo, da Opinião Pública e da Esfera Pública. A pesquisa permite afirmar que a narrativa proposta pelo Datafolha omitiu fatos importantes para o entendimento da crise política instalada no Brasil. Suas estratégias argumentativas e a divulgação dos resultados, enquadrados por interesses políticos e econômicos, afetaram decisivamente a credibilidade de Dilma Rousseff, contribuindo para a interrupção de seu mandato.pt-BRabertoA pesquisa de opinião pública como discurso de manipulação : a campanha do Instituto Datafolha pelo impeachment de Dilma Rousseff.The poll as manipulative discourse : the Datafolha Institute impeachment campaign against Dilma Rousseff.Artigo publicado em periodicoO periódico Comunicação e Sociedade permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/276>. Acesso em: 13 abr. 2022. https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v41n2p143-166