Franco, Juliana RochaBorges, Priscila Monteiro2018-03-222018-03-222017FRANCO, J. R.; BORGES, P. Educação em tempos de bolhas online: uma abordagem peirceana. Dialogia, v. 27, p. 53-64, 2017. Disponível em: <https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7791>. Acesso em: 02 fev. 2018.1983-9294http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9703O desenvolvimento das redes sociais digitais e dos sistemas de busca na internet têm nos levado a repensar os modos como interagimos e adquirimos informação na internet. Apesar de potencialmente a internet, como um repositório gigantesco de dados, aumentar as possibilidades de acesso aos mais diversos dados, assim como o aumento da quantidade de informação, nossos modos de interação em rede hoje têm mostrado algumas restrições nesse universo de possibilidades. Neste artigo, analisaremos o surgimento das bolhas online como um fenômeno que mostra como certos modos de interação na internet podem nos levar a ficar fechados em universos muito restritos e familiares ao invés de nos proporcionar a experiência com o desconhecido a fim de descobri-lo. Embora exista a força dos algoritmos que orientam interações e escolhas, é possível afirmar que a construção da recepção e apropriação de produtos culturais é um processo social complexo, envolvendo uma atividade contínua de interpretação e assimilação de conteúdo significativo por indivíduos e grupos. Assim, apesar de desempenharem um papel decisivo na limitação da exposição a diferentes pontos de vista, é possível afirmar que os algoritmos não são o único elemento determinante na filtragem de conteúdo e agência individual. Diante disso, além do algoritmo, quais são os motivos do “embubblement” fornecido pelo Facebook?pt-BRrestritoEducaçãoFixação da crençaRedes onlineBolhas onlineEducação em tempos de bolhas online : uma abordagem peirceana.Artigo publicado em periodicoOs artigos publicados pela Revista Dialogia estam licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.. Fonte: Revista Dialogia. <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/dialogia/index>. Acesso em: 23 jan 2018.https://doi.org/10.5585/dialogia.N27.7791