Fonseca, Marcus ViníciusSilva, Fabiana Siqueira2022-03-312022-03-312020FONSECA, M. V.; SILVA, F. S. O congado vai para a escola e a escola vai para o congado. Linhas Críticas, Brasília, v. 26, 2020. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/32292>. Acesso em: 25 ago. 2021.1981-0431http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14804Nesse artigo apresentamos aspectos ligados à uma experiência singular envolvendo o congado e a escola que ocorre na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto (APAE-OP), onde surgiu um grupo de congado como parte de um projeto pedagógico e se firmou como elemento de culto à Nossa Senhora do Rosário. Analisamos essa experiência através de um estudo de caso que procurou caracterizar o congado em Ouro Preto, sua emergência dentro da escola e seus desdobramentos pedagógicos. Procuramos destacar a singularidade dessa experiência demonstrando como ela está relacionada com a dinâmica de uma cidade onde a cultura negra se manifesta com intensidade.pt-BRabertoCultura negraEducação especialBlack cultureSpecial educationO congado vai para a escola e a escola vai para o congado.The congado goes to school and the school goes to congado.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32292