Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco deOliveira, Letícia Mendes deRegenthal, Bruno Moraes2020-12-182020-12-182020REGENTHAL, Bruno Moraes. Formação de público em Ouro Preto: contexto e convívio. 171 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13032Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.A presente pesquisa tem o objetivo de analisar o contexto do teatro da cidade de Ouro Preto por uma perspectiva histórica, socioeconômica e cultural. O mote principal é a problematização da fruição do espectador à arte teatral e a formação de espectadores através de ações culturais dentro e fora do âmbito escolar. São colocadas em pauta estudos de caso de propostas desenvolvidas junto a escolas do município de Ouro Preto (ações no âmbito escolar) e em parceria com a Cia Lamparina – Teatro de Animação (ações fora do âmbito escolar), colaborando para o diálogo com pesquisas desenvolvidas que podem colaborar para a estruturação de uma formação de espectadores. Têm-se como resultado análises de casos e possíveis caminhos e metodologias que podem ser desenvolvidos junto à comunidade para o acesso linguístico e físico ao teatro e para a maximização da fruição das obras teatrais junto ao espectador. Entre a bibliografia abrangida pela pesquisa, estão autores referentes à mediação teatral, como Flávio Desgranges (2003) e Glauber Abreu (2015), pesquisadores ligados à produção cultural, como Rômulo Avelar (2013), filósofos com estudos que podem ser relacionados ao teatro, como Jorge Dubatti (2016) e Jorge Larrosa (2002), além de indicadores culturais e ações já desenvolvidas no município.pt-BRabertoPlatéias de teatroMediaçãoTeatroOuro PretoPolítica públicaFormação de público em Ouro Preto : contexto e convívio.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 31/10/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.