Nunes, Maria Eugenia SilvaAraújo, Gabriela da Silva2019-02-212019-02-212018SILVA, Gabriela da Silva. Ensino da dualidade onda-partícula por meio de vídeos de experimentos. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10738Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Com o objetivo de potencializar o preparo de futuros professores de Física e, mesmo capacitar professores em exercício, nós propomos aqui um material didático virtual com ênfase em experimentos que tratem do tema dualidade onda-partícula. Os experimentos filmados foram relativos ao Efeito Compton (luz comportando-se como partícula) e Difração de Elétrons (partículas comportando-se como onda), que ilustram o comportamento dual de partículas. Além da filmagem dos experimentos produzimos roteiros de laboratórios para auxiliar no entendimento e discussão dos resultados experimentais. Ressaltamos que as filmagens e roteiros podem ser utilizados em cursos de capacitação/formação de professores, bem como em salas do Ensino Médio. Nosso referencial teórico para a construção do produto educacional foi a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel que diz que, um conceito será mais bem aprendido se estiver ancorado em um subsunçor. Os materiais produzidos estão organizados de tal forma que um seja um possível subsunçor do seguinte, tornando-se assim um organizador prévio dos conceitos a serem aprendidos subsequentemente.pt-BRabertoFísica - ensino médioFísica - formação de professoresDualidade onda-partículaElétrons - difraçãoEnsino da dualidade onda-partícula por meio de vídeos de experimentos.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora, em 18/02/2019, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais.